UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Drones

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Drones

O encontro perfeito é quando aquilo que você está buscando também está buscando você.

Se a máxima for mesmo verdadeira, então confesso ter dificuldades para imaginar o que seria do meu encontro com um drone - aqueles aparelhos voadores com câmeras acopladas que estão sobrevoando as vastas multidões que tomaram as ruas pelo país afora (http://canaltech.com.br/noticia/videos/Drone-e-usado-para-gravar-imagens-areas-de-protesto-na-cidade-de-Sao-Paulo/).

Sim, meus caros, os drones estão em nosso encalço. Também conhecido como vants (veículos aéreos não tripulados), os tais drones ficaram populares por apresentarem um corte de custos considerável na geração de imagens aéreas das manifestações populares: de acordo com um levantamento feito pelo site G1 em março deste ano, acredita-se hoje que, "em uma estimativa conservadora", cerca de 200 drones estejam voando pelo país.

Se nos fiarmos na notícia publicada hoje no jornal O Globo online, a estimativa passará de conservadora para liberal em dois tempos: "Basta fazer uma busca em um site de compras brasileiro para encontrar diversos modelos completos, cujos valores variam de cerca de R$ 400 a R$ 15 mil, e kits ou peças para fabricação própria" (http://www1.folha.uol.com.br/tec/2013/06/1299253-com-preco-acessivel-uso-de-drone-civil-cresce-mas-exige-cautela.shtml).

Mas não vá pensando que a tarefa é das mais fáceis: registrar encontros humanos genuínos, em tempos de crise, exige noções básicas de aeromodelismo. " 'Tem muita gente comprando drones hoje e que acaba fazendo coisas perigosas, como voar sobre pessoas', diz Eric Bergeric, diretor da empresa idrone.tv, que faz filmagens aéreas com veículos que ele mesmo constrói. 'Imagina se um equipamento de 5 kg cai na cabeça de alguém. É um perigo', diz".

É isso mesmo: viver e encontrar são atitudes muito perigosas. Mas o que iremos fazer? Ao menos reconhecer que os 5 kg de parafernália eletrônica, devidamente acelerados pela gravidade, provocarão, indubitavelmente, um encontro e tanto! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário