UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Big Assalto

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Big Assalto

A notícia não faz, realmente, a menor diferença para mim, que não como essas coisas há milênios. Mas não deixa de ser engraçado: "O índice Big Mac, calculado pela revista 'The Economist', aponta que o real é a quarta moeda mais cara do mundo" (http://www1.folha.uol.com.br/poder/1033693-indice-big-mac-mostra-real-como-a-4-moeda-mais-cara-do-mundo.shtml).

Além de não ser nenhuma "Brastemp" em termos nutricionais, a versão brasileira do famoso sanduíche Big Mac só consegue ser mais barato aquelas vendidas na Suiça, Noruega e Suécia, de acordo com uma lista de 44 países. "No Brasil, o Big Mac custa o equivalente a US$ 5,68 --nos EUA ele sai por US$ 4,20".

E se alguém argumentar que o encarecimento do Big Mac tem a ver com o aumento do PIB do Brasil, diga a essa pessoa que ela está viajando na maionese. Pelo contrário, quando se levou o PIB do país em consideração para o cálculo do malfadado índice, o resultado foi ainda pior: "O real figurava como a moeda mais cara do mundo na divulgação anterior do índice, em julho do ano passado, quando a 'Economist' considerou não apenas o preço do sanduíche, mas também o PIB (Produto Interno Bruto) per capita dos países. Na versão atual do índice divulgado hoje no site da revista, o PIB não foi considerado".

A razão de alguém ainda pagar tanto por algo similar aqui no Brasil? A mesma, provavelmente, de quem adquire carro, celular e computador em território nacional: tem que pague!

Vou dormir rindo de quem gosta de comer esse negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário